quarta-feira, 15 de julho de 2009

IBOV - 15.07 - Insano! (Auto-análise também)

Máxima: 51.488 / Mínima: 48.875 / Fechamento: 51.296 (+4,96%)

Pessoal, olha...desde que comecei a operar diariamente eu não vejo a bovespa fechar em 5%. Já vi dias em que bateu nos 4,5% e voltou, fechando em 3% ou algo parecido. Agora, a alta de hoje não tem fundamento nenhum. Bastou saírem 5 indicadores bons na manhã de hoje para o índice disparar, subindo o que subiria em 2 ou três pregões em apenas um. Olhei logo cedo e o futuro já estava disparados em alta, tanto que o Ibov abriu com gap de alta. Alguns papéis com abertura já em 3%, como foi o caso da GOL. Eu, mais uma vez, não estava posicionado em nenhum papel. Ainda ando assustado com aquele movimento especulativo lááá atrás, em junho, quando a ata do Fed derrubou o mercado em 3% em menos de meia hora. Hoje fiquei com uma sensação de deja vu e acabei não me posicionando, sempre aguardando uma queda que não veio. Dava pra ter ganhado uns R$500, até uns mil reais hoje sem muita técnica, somente comprando na abertura e vendendo umas 16h30, no pico do dia. O pior de tudo, eu cheguei a anotar GOL e TAM como bons papéis para Day trade hoje. Mas o medo e a superanálise foram meus inimigos. Continuo com medo de stop. Que saco! Basta um movimento estranho do mercado, sem fundamento e me botou um medo tremendo. Preciso acreditar mais em algumas análises minhas e parar de dar tanta importância para indicadores, números, notícias, o que sai e o que não sai, pois isso está me atrapalhando de fazer bons negócios.
Enfim, dia terminado, alta absurda, mais um dia em que meio mundo ganhou dinheiro e eu não.
Paciência. Como disse um amigo, "Bolsa tem todo dia". Oportunidades não faltarão. Preciso de um método mais consistente e regularidade nas análises. Ganhar dinheiro na alta é fácil. Mas na baixa é que aparecem os bons profissionais. E é na baixa que estou percebendo que não sei quase nada ainda. Espero que eu melhore. Já li livros, fiz cursos, mas não tenho sentido firmeza em minhas análises de umas semanas para cá. Eu coloco as ordens com a sensação de que sou um amador colocando a ordem sem nenhum estudo, o que não é total verdade.
Bom, seguimos adiante. Amanhã saberemos se o movimento de hoje foi consistente ou especulativo, pois uma alta dessa logo após uma perda de neckline pra mim foi novidade. Batendo os 52 mil amanhã e fechando na alta, afastamos a figura do OCO e aí a análise será outra. Quem sabe teremos correção lateral ou voltaremos à alta.
Suportes: 50.700/500 , 49.600 , 48.200, 47.900
Resistências: 51.700/ 52 mil (forte), 52.500 e 53.200.

Nenhum comentário:

Postar um comentário