quinta-feira, 5 de novembro de 2009

IBOV 05.11 - Rompendo os 64 e voltando à tendência de alta (pelo menos teoricamente)

Máxima: 65.197 / Mínima: 63.700 / Fechamento: 64.816 (+1,41%)
Traders, belíssima alta hoje, testando e rompendo o patamar intermediário deixado em 64.226. Um rompimento importante para a retomada da alta. Teoricamente, parece termos voltado para a tendência de alta. Muitos papéis com preços atrativos chamaram compras e a elevação dos preços levou o nosso índice a 3 dias de fortes altas. Porém, cabe sempre ressaltar que hoje houve o rompimento, mas que ele só se confirma caso a Bovespa se mantenha acima deste valor nos próximos dias. A chance disso ocorrer me parece boa, pois o Dow Jones abriu e está operando em forte alta de quase 2%, também confirmando um rompimento de topo intermediário deixado durante esses dias de baixa. Além disso, graficamente a tendência é de continuação da alta se levarmos em conta os indicadores todos do gráfico diário (MACD-h recuando de sobrevenda, estocástico subindo forte e IFR também subindo bem). No semanal, o candle de força altista continua sendo bem formado e querendo engolfar o da semana de baixa anterior, além de IFR já subindo e estocástico querendo começar a estabilizar a queda.
MAS, as minhas preocupações estão no volume, que vem caindo a cada dia desta alta. Ontem menor do que   terça e hoje menor do que ontem. As corretoras estrangeiras ainda não voltaram às compras por aqui, sendo a recente alta carregada principalmente por dinheiro interno. Não é que o volume foi baixo, nem que caiu drasticamente de terça até hoje, mas isso me preocupa um pouco, visto que o período que passamos é de volatilidade muito alta (vemos altas fortes seguidas de baixas fortes) e não sei se pode vir uma outra baixa em breve.
Amanhã acredito no teste dos 65.500 e dos 66 mil. Se passar, teremos 66.700 e depois o teste do topo nos 67.500. Veremos se algum destes pontos podem oferecer dificuldades e pressão vendedora.
Suportes ficarão nos 64 mil , 63.700/400 , 63 mil e 62.700.

Nenhum comentário:

Postar um comentário