sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

IBOV 04.12 - Fechando a semana invertendo a mão

Máxima: 69.361 / Mínima: 67.328 / Fechamento: 67.604 (-1,04%)
Traders, fechamos a semana em forte queda e com volume bom, o que pode significar que a Bovespa fecha a semana sinalizando uma queda um pouco maior. Perdemos a mínimas das duas estrelas cadentes formadas 4a. e 5a-feira. Hoje, um novo candle de topo foi formado. Até testamos os 69 mil novamente, mas de novo não passamos. Realmente o mercado não está querendo ir testar os 70 mil antes da correção e agora já dá sinais de que pode corrigir sim. Será que este ano o falado rally de alta de Natal não virá, devido às fortes altas cravadas ao longo do ano? Estou com receio que isso possa acontecer. Vamos ver se as MMs de 21 e 50 seguram, caso a queda continue!
Nos mercados americanos, o fechamento de hoje está sendo em doji, tanto no DJ como no S&P500. Assim como aqui, houve teste do topo (devido ao indicador de desemprego vir melhor do que o esperado) e posterior recuo. Porém, por lá a mínima do dia está apoiada na média móvel de 21 dias. Isso é legal, pois se os investidores estiverem tomando fôlego e resolverem comprar após o teste da MMe21, isso pode puxar alta por aqui também.
No diário do IBOV, estamos apoiados na MMe8, testada hoje com suporte. Os indicadores osciladores já apontam para baixo, influenciados pelos dois dias de queda, enquanto o MACD e o OBV estão mais lateralizados.
No gráfico semanal, o cenário também não é lá dos melhores. O candle formado foi uma estrela cadente lá em cima, no topo! Se fechar a próxima semana abaixo da mínima (66.876), tudo muda de figura, pois a probabilidade de vir queda será maior.
Suportes: 66.800/600 , 66 mil , 65.500/200, 64.500
Resistências: 68k , 68.800, 69.300 , 70 mil.

Sobre os trades em andamento, gostei de ver a JBS e BPNM se segurando firme durante a queda. Porém, por precaução e com medo de uma queda, vou subir meus stops. JBSS3 - Stop no ponto de entrada, a $9,60 e BPNM4 passo o stop para abaixo da mínima de hoje já garanto 20 centavos. Stop em $ 9,20.

É isso. Um ótimo final de semana a todos!
Abraço.

2 comentários:

  1. Olá gu,
    parabéns pela análise.Percebi que no gráfico do JBSS3 vc utilizou as MMA de 8 e 21. Existe algum critério específico por estes números e tb pela utilização da média aritmética ao invés da média exponencial?
    Desda já agradeço.
    Ronaldo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronaldo.
    Ao pensar em médias móveis, o ideal é saber que elas nada mais são do que um consenso de determinado período que você quer traçar. Isto é, uma média de 21 períodos nada mais é do que o consenso dos investidores a respeito de qual é o preço justo dentro desses 21 dias. Assim sendo, eu costumo utilizar médias que representem consensos de períodos importantes, como por exemplo, o de um mês. Média de 21 períodos em um gráfico diário nada mais é o consenso dos investidores no último mês (mês = 22 dias úteis). 8 períodos é uma semana e meia e ela "calibra" melhor do que a de 5 períodos (1 semana) para a maioria dos papéis, na minha opinião. Mas aí vale a tentativa e erro, ir calibrando ao seu gosto e fazendo backtesting. Em um gráfico semanal, por exemplo, é interessante a média de 52 períodos, que representa um ano de pregão (52 semana no ano). E por aí vai.
    Sobre a outra pergunta, eu não utilizo média aritimética. Utilizo somente a exponencial, pois ela dá peso maior aos valores mais recentes, eliminando possíveis distorções de mudanças bruscas de preço quando ele sai da média. Mas ela não costuma dar diferenças tão grandes também em relação à aritimética.

    ResponderExcluir