quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

IBOV 13.01 - Flâmula de alta à vista?

Traders, após uma bela arrancada, a bolsa patina um pouco. Ontem, após perder os 70 mil no intraday, a bolsa se recuperou bem no final e fechou ainda acima deste patamar, o que é legal. Ele continua servindo de indicador de otimismo.
Mas estou atento ao que parece ser uma flâmula de alta, tendo o mastro 22/12/09 e 06/01/10, e esta recente correção como a flâmula. Os indicadores já estão um pouco mais aliviados e , assim, creio que rompendo a casa dos 70.500 a gente possa ver alguma movimentação mais altista. Entendo, por outro lado, que as figuras não são determinantes em minhas análises. Gosto de encontrá-las mais como uma referência de qual tipo de congestão está ocorrendo, mas não me baseio nelas 100%, até porque não é sempre que elas funcionam. Mas, enfim...a flâmula apareceu, tem uma projeção de 4 mil pontos se romper (iria até 74k, no topo histórico). Eu acho um pouco exagerado para um primeiro movimento, mas o rompimento da flâmula para cima me daria boas expectativas de continuidade desta alta.
No gráfico semanal do IBOV, até então temos um doji sendo formado logo após a formação de um pivô de alta, mostrando certa dúvida dos investidores. No MACD-h, vejo uma divergência baixista. O que isso indica é que há presença dos ursos por aí e a perda dos 69.500 é indicativo de baixa e o rompimento dos 70.700 é esperança de alta.
Vamos aguardar.
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário