terça-feira, 10 de novembro de 2009

IBOV 10.11 - Fechamento estável

Máxima: 66.709 / Mínima: 65.706 / Fechamento: 66.318 (+0.16%)
Traders, um dia indeciso hoje. Sem destaques a serem divulgados nos EUA, a bolsa oscilou entre momentos positivos e negativos e, retratanto a indecisão do pregão, acabou fechando estável (formou um doji). Apesar da morosidade na subida nesta sessão, parece que seguimos rumo ao teste dos 67.500 e digo que até seria bom que conseguíssemos chegar neste patamar, pois no caso de formar um topo agora seria um mau sinal, já que seria um topo descendente e que me faria começar a enxergar uma LTB sendo desenhada desde o topo histórico e que ligaria uma luz amarela para os comprados. O DJ fez pivô de alta com força ontem e hoje está  confirmando ao se manter acima do topo rompido, mas já se apresenta na zona de sobrecompra. Se vier a recuar, mas se manter acima dos 10.120 rompido, dá o sinal verde para continuar a subida por lá. Já o S&P500 está mais parecido com o IBOV, pois ainda não conseguiu romper seu último topo importante e segue rumo ao teste deste, na zona de 1.100 pontos, mas está sobrecomprado.
Por aqui, mesmo na máxima do dia ainda não conseguimos testar os 67 mil, mas o volume de hoje foi razoavelmente bom, batendo mais de $ 6 bi. O ponto negativo fica para o estocástico do gráfico diário, o qual ameaça um cruzamento para baixo já na área de sobrecompra (como o SP500). O MACD-h, entretanto, segue subindo bem e já cruza o ponto zero para cima, confirmando a força dos touros no momento. OBV e IFR não me parecem apontar muito para cima. Vejo eles mais lateralizando.
Enfim, com este cenário desenhado, ainda não estou sentindo firmeza para abrir novas posições compradas. Muitos que acompanham o blog devem estar se perguntando se não estou vendo nenhum papel em ponto de compra. A resposta é esta. Estou com receio de uma nova queda. A maioria dos papéis que analiso se encontram testando as suas médias móveis como resistências e não mais como suportes. Logo, prefiro esperar eles esticarem um pouco e ver o IBOV realmente ir testar o seu topo anterior para depois começar a pensar em compras com mais segurança, quando os papéis provavelmente estarão voltando à zona de valor (zona das médias móveis) e testando-as como suporte.
A própria WEGE3 ficou de lado, sem dar pontos firmes de entrada. Hoje deu uma estilingada boa e deu ponto de compra, rompendo a resistência na faixa de $17,75. Porém, por outro lado ela está em uma zona de resistências como 38% de fibo ($18,09) e LTB de curto prazo também passando pela região dos $18,10. Caso ela rompa, é grande a chance ir buscar 18,45 , 18,80 e 19,20/30, para depois ir buscar o topo. Mas caso ela sofra uma queda, já terá teste na MMe21como suporte, nos 17,50. Aí dá pra comprar com mais segurança se ela fizer fundo nesta média.
Bom...é isso. Continuo olhando de fora do mercado, esperando definição e mais força compradora.
Suportes: 65.700/500 , 65 mil , 64.700 , 64 mil (MMe21 diário).
Resistências: 66.700 , 67.200/500.

2 comentários:

  1. Acho que seu ponto de vista esta perfeito. Quem ja esta, deve avaliar se fica. Quem esta de fora, fica aonde esta

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Roberto. Sigo esperando papéis em condições mais seguras de compra. Um abraço!

    ResponderExcluir