quarta-feira, 18 de novembro de 2009

IBOV 18.11 - Testou 67.500, passou 68k e retornou pra baixo de 66.700.

Máxima: 68.060 / Mínima: 66.494 / Fechamento: 66.516 (-1,32%)
Traders, dia nada legal para os touros hoje. O mercado americano não respondeu bem a alguns indicadores que saíram negativos hoje e acabou trabalhando no campo negativo, influenciando a Bovespa. Até começamos o dia muito bem, testando a zona dos 68 mil pontos. Mas bastaram somente 15 minutos para o índice voltar para a zona do topo (67.500), onde o IBOV oscilou durante parte do dia e, depois das 16h, começou a perder mínimas para fechar com uma forte baixa. Graficamente vejo uma batida no topo seguida de pressão vendedora, que venceu e derrubou bem o nosso índice. Foi interessante termos renovado a máxima do ano, mas também seria extremamente interessante se ficássemos acima do topo recentemente rompido. Agora temos configurado um falso rompimento no dia de hoje e voltamos abaixo da LTB e da difícil resistência dos 66.700, mas ainda sem muito problema.
O que acontece (sob meu ponto de vista) é que nos descolamos um pouco do mercado americano, onde as bolsas deram uma esticada, romperam seus topos e agora já corrigem para pegar o fôlego necessário para nova perna de alta. Nós ficamos um pouco atrasados por causa disso e acabamos rompendo o topo somente hoje, quando por lá o mercado já quer voltar.
Agora o jeito é esperar para ver se o mercado americano corrige e depois volta a fazer pivô de alta, influenciando a gente por aqui a subir de novo. Amanhã tem uma agenda com 3 indicadores externos, o que pode trazer mais volatilidade nos EUA e aqui, por consequência.
Porém, ainda não vejo o mercado pessimista. Vejo-o cauteloso, pra dizer a verdade. Entendo que a lição de casa é se manter acima dos 66 mil (MMe8) e dos 65 mil (MMe21) para que a tendência de alta continue bem clara.
Suportes: 66/ 65.900 , 65.500 , 65 mil , 64.500 e 64 mil.
Resistências: 67.500 , 68 mil e 68.500.

2 comentários:

  1. Gu, e JBSS3 o que achou desse fechamento de hoje?


    Abraços, estou sempre acompanhando o seu blog, mesmo sem comentar estamos aqui...


    Bons trades...

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabrício,
    A JBSS3 subiu, testou as médias como resistência, depois se segurou bravamente até as 16h, mas não aguentou a pressão e acabou cedendo um pouco no final, mas simplesmente seguindo todo o mercado. Pelo gráfico intraday, vejo que o volume caiu bem quanto mais se aproximou dos $9,50, mostrando que esta queda talvez não se prolongue muito. O MACD-h segue recuando, estocástico bem cruzado para cima, pedindo alta e só IFR lateralizando e OBV deu uma quedinha, mas só refletindo a queda de hoje. No book de ofertas, as maiores compradoras são corretoras de peso, o que tbm é bom.
    Só preocupa se continuar a cair e perder a região dos 9,30/20. Se voltar a subir, o OBV já fará um fundo ascendente e o IFR também, renovando expectativa de alta.
    Enfim, a análise segue conforme post inicial.
    Abraço.

    ResponderExcluir