terça-feira, 20 de outubro de 2009

IBOV 20.10 - O dia em que o IOF derrubou a bolsa.

Máxima: 67.231 / Mínima: 64.076 / Fechamento: 65.303  (-2,88%)
Traders, que dia feio, medonho! Hoje, após divulgar que os estrangeiros iriam pagar IOF de 2% sobre operações na Bolsa brasileira, eu acho que eles quiseram mostrar um pouco do seu poder. Ou então apenas reagiram negativamente à notícia, como era de se esperar. Enfim, o fato é que chegamos a ver nossa bolsa cair abaixo dos 4% hoje, num movimento, ao meu ver, muito especulativo (para não dizer puramente especulativo). Chegamos a bater nos 64 mil pontos, o que era um dos objetivos que eu esperava em caso de queda. Mas eu imaginava uns 2 ou 3 dias de queda para bater nesse preço. E não é que foi numa pancada só? Foi realmente apavorante.
Mas depois das 14h, vendo aquele monte de papéis com preços apetitosos, acho que todo mundo caiu na real de que aquilo não era nada de fim do mundo e voltaram às compras, fazendo o dia fechar encostado nos - 3%.
Muito bem. Com esse escorregão, é possível vermos novos pontos de compra surgirem mais rápido do que se imaginava. Mas também pode ser que a queda ou até mesmo um mercado lateral prolongue um pouco esse mercado negativo, afinal nós precisávamos mesmo de uma realização e, além disso hoje o DJ sentiu algum peso vendedor e deu uma recuada também, mas se mantendo acima dos 10k, o que é bom. E como estamos colados neles, pode ser que se houver queda por lá amanhã, a gente acabe acompanhando. Amanhã tem divulgação do Livro Bege - o relatório do BC americano - portanto cuidado, pois esse indicador costuma trazer alguma volatilidade ao mercado. Porém, lembrando que nossos suportes mais importantes estão agora em 64k e 63k.
Gostei de ver a Suzano se segurando bem acima de suportes importantes como 17,70. Pode ser que na alta ela dispare legal. Sigo no trade tranquilo. Em alguns outros trades estopado no lucro, conforme postei durante o dia.
Suportes para amanhã: 64.500 , 64k , 63.800 , 63.200 (MMe21 e Fibo 50% - forte suporte)
Resistências: 65.800/ 66k , 67k e 67.500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário