terça-feira, 27 de outubro de 2009

IBOV 27.10 - Dia sangrento. E o urso acordou...


Máxima: 65.498 / Mínima: 63.161 / Fechamento: 63.161 (-2,96%)
Traders, que dia sangrento! Nossa...os ursos estão com tudo mesmo. Desde a abertura, já fomos jogados para baixo e sem dó. O indicador americano sobre a confiança do consumidor veio pior do que o esperado, fazendo o DJ ir abaixo e, com isso, ajudando a fazer o IBOV pesar também. Desta vez o urso realmente acordou e está com sede de vendas. Aquela correção que tanto foi falada e aguardada para dar maior força em novo arranque altista finalmente parece que veio. De pouco em pouco, a bolsa foi perdendo mínimas e chegando em suportes como o dos 64 mil. Mas na força de tal patamar só foi suficiente para segurar algumas horas, sendo perdido às 15h. Daí em diante o teste mais importante seria nos 63 mil, que foi perto de onde o índice fechou hoje. Os gráficos intraday seguem em uma clara tendência de baixa e a força com que a queda veio hoje me faz esperar por novos dias vermelhos. O fato de o índice ter atingido a retração de 50% de fibo pode trazer algum repique, mas o suporte principal está parecendo mesmo ser por volta dos 62 mil pontos, onde uma reversão seria um interessante ponto de compra. Resta-nos aguardar, como sempre, por um bom momento. LTA de curto prazo passa pelos 62 mil (vermelha pontilhada). LTA de médio prazo passa pelos 60 mil (preta contínua). Portanto, a tendência ainda é claramente de alta.
Suportes: 63 mil (imediato) , 62.300/ 62 mil (região da MMe50 semanal + topo anterior = forte) , 61.600 e 61 mil.
Resistências: 64 mil / 64.700 , 65 mil , 66.200 e 67.500

5 comentários:

  1. Hoje foi o meu dia dos stops!
    Restou somente MMXM3, muito próxima do stop loss e a SANB11, inanalisável! kkk

    ResponderExcluir
  2. O urso poderia pelo menos ter chamado pra jantar antes.

    ResponderExcluir
  3. É, pessoal...essa queda de ontem foi feia mesmo. Saiu caçando stop adoidada...Agora é esperar o repique.

    ResponderExcluir
  4. Prezado GU,

    O que acontece com ECOD3? Após a divulgação do balanço, apresentando lucro historico, não para mais de cair? Será que reverte?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Samurai,
    Os dados do balanço já foram precificados nesta última subida antes da divulgação do balanço. Geralmente os insiders começam a entrar no papel, seguidos de investidores e especuladores. Daí o papel explode e, quando de fato sai o resultado, tudo já está precificado e aqueles que se anteciparam na compra antes da subida já estão saindo do papel e realizando o lucro, causando a queda. É o mesmo caso do Investment Grade. Lembro-me que no dia seguinte à divulgação começou uma realização de lucros, sendo que havia uma alta muito boa que acontecera dias antes, já precificando a conquista do grau pelo Brasil.
    Bom, de acordo com o comportamento histórico deste papel, ele é de fazer picos de alta muito repentinos e depois corrigir e estabilizar de lado por um bom tempo, seguido de novo pico e assim por diante. Olhando para o gráfico diário, vejo que o papel segue acompanhando uma LTA desde Janeiro/2009 e sempre que ela foi tocada não demorou muito para ter um novo pico de alta. Se o papel seguir nesse comportamento, o próximo toque seria por volta dos $0,85 cents. Porém, no momento o papel testa o suporte de um topo anterior nos 94 cents. Se perder, deve ir testar um suporte nos 90 cents que pode trazer uma estabilidade, pois é onde está a MMe50 e alguns topos anteriores (e o volume da queda está diminuindo sensivelmente). Em relação aos indicadores, nada indica ainda uma reversão. No gráfico semanal, indicadores na sobrecompra e virando para baixo indicam força compradora ativa, mas sentindo o peso dos ursos. Suporte pelo semanal mais expressivo na MMe21 ($0,86).
    Acho que é isso. Abraço.

    ResponderExcluir