sexta-feira, 30 de outubro de 2009

IBOV 30.10 - Parece que o urso está dominando mesmo.

Máxima: 64.226 / Mínima: 60.913 / Fechamento: 61.546 (-3,41%)
Fechamento de uma semana de baixa forte. Ontem acabou por se mostrar apenas uma correção de uma queda maior que parece querer continuar. O gráfico diário apontava uma continuidade da fenomenal alta de quinta, mas hoje os mercados voltaram a vender forte e não teve jeito de segurar, mesmo com bons indicadores saindo nos EUA. Por lá, o DJ e S&P500 derreteram, fazendo novos engolfos de baixa e armando pivô de baixa...Com isso, levam a gente junto.
Por aqui, o resultado foi que o IBOV acabou devolvendo quase tudo o que subiu ontem, fechando bem em cima de um suporte nos 61.500. Por enquanto o gráfico diário não mostra muito coisa, na minha leitura. Caiu forte hoje? Sim. Mas vejo que o fundo dos 60 mil pontos não foi nem testado ainda. Na perda deste fundo, aí sim teremos a confirmação de pivô de baixa e mais dias de queda, provavelmente. A perda dos 60 mil nos dá um objetivo de buscar os 58 mil pontos, região onde a LTA de médio prazo seria testada, bem como a MMe21 do gráfico semanal.  Os indicadores voltam a apontar que a queda continua, pois estão apontando para baixo e chegando em zonas de sobrevenda, indicando forte força vendedora.
Já pela leitura do gráfico semanal, ficou confirmadíssimo o topo deixado nos 67.500 pontos e um candle de força baixista tomou conta do IBOV, com cruzamento de estocástico e de IFR para baixo, apontando que é hora de vender mesmo. A perda dos 64 mil foi fatal, conforme análise da sexta passada.
Pelo gráfico semanal, que é mais consolidado e dá as cartas, o cenário é mesmo de continuidade da correção, com objetivo mais forte na média móvel de 21 períodos, atualmente na mesma zona dos 58 mil que o gráfico diário nos aponta como um suporte. Na eventual perda deste patamar, o suporte dos 55 mil é o mais forte e pode ser um bom teste para a força vendedora, seguido de 53.300 mil, que é a MMe50 do gráfico semanal. Na minha humilde opinião, 53 mil é muito exagero, pois seria desvalorização de 10 mil pontos contados da abertura de hoje. Então, não acredito que chegue lá mesmo (mas o mercado é que sabe. Pra ele nada é exagerado).
Vamos nessa...semana que vem veremos o que acontece e se os ursos dão uma trégua para abertura de novas posições.
Suportes: 61.500 , 60 mil , 59.700/ 59 mil , 58 mil pontos.
Resistências: 62 mil , 63.500 , 65/ 65.500 , 66.700 mil pontos
Bom final de semana a todos os leitores, com muito descanso e curtam o feriado, pois terça-feira tem dia provavelmente bem volátil, descontando a folga da segunda.
Um abraço!

2 comentários: